1. Apresentação e objetivo
1.1. O Prêmio de Intraempreendedorismo é uma iniciativa da realizadora AEVO
1.2. Este prêmio tem como propósito valorizar as empresas e profissionais mais intraempreendedores do país, para expandir seu reconhecimento e atrair novas oportunidades de negócio, além de promover a cultura de inovação no Brasil.
1.3. O prêmio destina-se a equipes e empresas inovadoras de qualquer setor de mercado.
1.4. O prêmio terá duas categorias: Empresas e Equipes, e quatro modalidades: Inovação de Sustentação, Inovação de Transformação, Inovação Aberta e Inovação ESG.
1.5. O Prêmio terá três etapas: inscrição, análise e premiação.
2. Elegibilidade Categoria Empresa
2.1. Organizações públicas ou privadas que atuem em território brasileiro.
2.2. Possuir um faturamento anual superior a R$ 100 milhões (cem milhões de reais) em 2022.
2.3. No caso de empresa pertencente a um grupo ou controlada por outra empresa, será considerado o faturamento de todo o grupo.
2.4. Possuir mais de 100 colaboradores.
2.5. Ter promovido um ambiente favorável para o desenvolvimento da inovação e realizado algum projeto inovador de intraempreendedorismo no período de 01/01/2021 a 31/03/2023 que se encaixe em uma das quatro modalidades listadas no item 6.
2.6. É necessário atender a todos os critérios listados acima para se inscrever na categoria empresa.
3. Elegibilidade Categoria Equipes
3.1. Podem concorrer profissionais que trabalhem em organizações que atendam os requisitos da categoria ‘Empresas’, em qualquer nível hierárquico de qualquer departamento.
3.2. As equipes deverão ter realizado um projeto inovador de intraempreendedorismo no período de 01/01/2021 a 31/03/2023 que se encaixe em uma das quatro modalidades listadas no item 6.
3.3. Todos os profissionais da equipe devem fazer parte do quadro de colaboradores da empresa.
3.4. Caso um dos profissionais responsáveis pelo projeto não esteja mais na empresa, é de responsabilidade da organização solicitar um termo de autorização para uso de dados e imagem do colaborador.
3.5. Aos membros das organizações do evento e julgadora do prêmio, bem como de seus parentes em primeiro grau, é vedada a participação na disputa.
4. Modalidades
4.1. No ato da inscrição, caso a empresa selecione a modalidade incorreta, ela será notificada pela organizadora e poderá se reinscrever até o prazo final de inscrição se desejar.
4.2. As modalidades disponíveis para cadastro são:
4.2.1. Inovação de Sustentação: ações que buscam aprimorar ou agregar mais valor aos processos, produtos e serviços já existentes em uma empresa.
4.2.2. Inovação de Transformação: projetos que desenvolveram um produto, serviço ou processo completamente novo.
4.2.3. Inovação Aberta: projetos que foram desenvolvidos em conjunto com startups, universidades, ICTs, órgãos governamentais, comunidades de inovação ou empresas externas à organização.
4.2.4. Inovação ESG: projetos que proporcionaram resultados sociais, de governança ou para o meio ambiente.
4.2.5. Para conferir se o seu projeto se enquadra nas modalidades disponíveis, acesse aqui.
5. Etapas
5.1. Inscrição
5.1.1. As inscrições estão abertas a partir das 13h do dia 15 de maio de 2023 e se encerrarão às 23h59 do dia 15 de agosto de 2023, horário de Brasília.
5.1.2. É considerado um projeto, uma ideia que foi implementada e que gerou valor para o negócio (seja ele financeiro ou não), vinda de qualquer colaborador da empresa.
5.1.3. Caracterizam-se como projetos válidos para inscrição aqueles que foram implementados ou concluídos no período de 01/01/2021 a 31/03/2023.
5.1.4. Os projetos podem ter sido iniciados em outro período, mas devem sido implementados ou concluídos no período acima.
5.1.5. Os projetos podem estar em diferentes estágios, concluídos ou em andamento, desde que apresentem resultados válidos para serem avaliados.
5.1.6. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente no formulário encontrado no endereço eletrônico: https://aevo.com.br/inscricao-premio-de-intraempreendedorismo/
5.1.7. A etapa de inscrição destina-se à submissão dos projetos para análise e é dividida em duas categorias: empresas e equipes.
5.1.2. Categoria Empresas
5.1.2.1. Para se inscrever na categoria empresas, a organização irá eleger uma pessoa responsável para realizar a inscrição.
5.1.2.2. Para cadastro de empresas, será necessário incluir dados de contato da pessoa responsável pela inscrição.
5.1.2.3. Caso a empresa precise alterar a pessoa responsável pela inscrição, deverá entrar em contato com a organização através do e-mail: premio@aevo.com.br com os novos dados.
5.1.2.4. A empresa poderá se inscrever apenas na categoria empresa ou também inscrever até quatro times de no máximo vinte pessoas na categoria equipes, sendo um time por modalidade.
5.1.3. Categoria Equipes
5.1.3.1. Constitui-se como equipe um conjunto de uma a vinte pessoas.
5.1.3.2. Para a categoria equipe, a inscrição deverá ser realizada pelo responsável pela inscrição da empresa.
5.1.3.3. Na categoria equipes, a empresa poderá inscrever até uma equipe por categoria (inovação de sustentação, inovação de transformação, inovação aberta e inovação ESG).
5.1.3.4. O mesmo projeto não poderá ser inscrito em mais de uma categoria.
5.1.4. Comprovantes
5.1.4.1. Será de responsabilidade da empresa fornecer dados dos projetos e compartilhar comprovantes que validem as informações caso seja necessário.
5.1.4.2. Os comprovantes poderão ser documentos, e-mails, capturas de tela, fotos e vídeos. Caso a empresa precise criar documentos internos, deverá ser anexado em papel timbrado.
5.1.4.3. A organização do prêmio poderá contatar o representante da inscrição para conduzir uma entrevista e confirmar a precisão das informações fornecidas no formulário de inscrição.
5.2. Análise
5.2.1. As informações fornecidas no ato de inscrição serão auditadas antes de seguir para etapa de análise. Esse processo consiste em verificar a veracidade das informações. A organização do prêmio poderá entrar em contato com os proponentes para solicitar comprovantes e informações adicionais.
5.2.2. Após auditoria das informações na etapa anterior, a análise tem como objetivo selecionar os melhores projetos para premiar de acordo com os critérios de avaliação de cada categoria.
5.2.3. Caso seja necessário, a organização poderá entrar em contato para solicitar o envio de documentos para comprovação dos dados inseridos no ato da inscrição.
5.2.4. Nos casos de desclassificação por falta de informações válidas, a organização do evento irá comunicar a empresa, que poderá recorrer até o final do período de inscrição.
5.2.5. Os projetos serão avaliados pela comissão julgadora exclusivamente pelas informações fornecidas no ato do cadastro, não levando em consideração quaisquer informações externas.
5.2.6. Todos os projetos serão avaliados conforme a seção “Metodologia” presente no regulamento.
5.3. Premiação
5.3.1. Os profissionais e empresas selecionados receberão uma premiação simbólica, além de reconhecimento público pela sua contribuição para a inovação na empresa.
5.3.2. O prêmio terá cobertura nacional e os ganhadores serão divulgados nas mídias sociais da AEVO e nos principais veículos de comunicação do país, dando visibilidade e prestígio para as empresas e profissionais envolvidos.
5.3.3. As empresas e equipes irão receber troféus de acordo com sua posição no ranking.
6. Divulgação
6.1. A data de divulgação oficial do prêmio será informada em breve.
6.2. Os proponentes ao Prêmio de Intraempreendedorismo, concordam em a AEVO a utilizarem gratuitamente e, pelo prazo de seis meses, seu nome, voz, imagem e projeto inscrito para a divulgação em meios de comunicação nacionais e internacionais, em português ou traduzido para outros idiomas, sejam impressos e/ou por meios eletrônicos ou digitais. A AEVO se reserva ao direito de publicar na íntegra ou em parte todos os trabalhos inscritos, em quaisquer veículos de comunicação de sua responsabilidade direta.
7. Metodologia
7.1. O prêmio avaliará cada equipe e empresa por um sistema de pontos, além de uma avaliação individual de cada projeto realizada pela comissão julgadora.
7.2. Para contabilizar os pontos, serão consideradas apenas as respostas compartilhadas no formulário de inscrição. Informações disponíveis em outros canais não serão avaliadas.
7.3. Cada modalidade possui perguntas exclusivas que serão somadas as perguntas gerais inseridas em todas as modalidades.
7.4. Em caso de empate na pontuação, as perguntas específicas de cada modalidade terão um peso maior.
8. Disposições finais
8.1. Este regulamento poderá ser alterado ou complementado pela organizadora, a qualquer momento, mediante comunicação prévia aos profissionais envolvidos.
8.2. A AEVO se reserva o direito de modificar as datas constantes neste regulamento, por motivos de força maior, realizando divulgação no site específico do Prêmio.
Para avaliar os projetos nas modalidades do Prêmio de Intraempreendedorismo, iremos nos apoiar nas definições dos conceitos e critérios de inovação de sustentação, inovação de transformação, inovação aberta e inovação sustentável.Para se enquadrar em uma das modalidades, não é necessário atender todos os critérios listados.
Inovação de sustentação: processo de melhoria contínua e gradual em produtos, processos ou serviços existentes. (BURNS, MITCHELL, 1946)
Critérios:
• Melhoria na performance dos produtos ou serviços existentes
• A inovação é resultado de esforços internos da empresa
• A demanda do mercado é bem conhecida e estável
• A tecnologia subjacente é bem compreendida e estável
• A inovação não representa uma ameaça significativa aos produtos ou serviços existentes da empresa
(CHRISTENSEN, 1997)
Inovação de transformação: introdução de um produto, processo ou serviço completamente novo ou radicalmente diferente, que pode transformar e redefinir uma indústria ou mercado. (SCHUMPETER, 1984)
Critérios:
• Desenvolvimento de uma tecnologia completamente nova ou aplicação de uma tecnologia existente de uma maneira completamente nova
• A inovação geralmente é resultado de esforços externos ou parcerias com outras empresas ou organizações
• O mercado para a inovação ainda não existe ou é incerto
• A inovação representa uma ameaça significativa aos produtos ou serviços existentes da empresa
• A inovação pode requerer mudanças significativas na estratégia ou no modelo de negócios da empresa.
(CHRISTENSEN, 1997)
Inovação aberta: projetos desenvolvidos em parcerias e colaborações com outras organizações, incluindo clientes, fornecedores, universidades e startups, para co-criar novos produtos, serviços e soluções. (CHESBROUGH, 2003)
Critérios:
• Envolve a utilização de ideias e recursos internos e externos à empresa para gerar valor.
• Necessário construir uma rede de parceiros, fornecedores, clientes, universidades e outros agentes para gerar e compartilhar ideias e conhecimentos.
• Requer a criação de novos modelos de negócios que permitam a monetização e a comercialização das inovações geradas a partir da colaboração com parceiros externos.
(CHESBROUGH, 2003)
Inovação ESG: processo de desenvolvimento e implantação de novos produtos, serviços, processos e modelos de negócio que são projetados para criar valor econômico, social e ambiental de forma equilibrada e integrada. Isso implica em utilizar os recursos naturais, materiais e energéticos de maneira eficiente e efetiva, ao mesmo tempo em que se promove a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades (HARGADON, 2019)
Critérios:
• Eficiência e conservação de recursos naturais, como água, energia e matérias-primas;
• Redução de impactos ambientais, como emissões de gases de efeito estufa e poluição;
• Promoção de equidade social e justiça, por meio da inclusão de grupos vulneráveis e da melhoria da qualidade de vida das comunidades afetadas pela atividade da empresa;
• Desenvolvimento de novos modelos de negócio que incentivem a inovação sustentável, como a economia circular e a produção mais limpa;
• Integração da sustentabilidade em toda a cadeia de valor, desde a concepção do produto até a disposição final.
(SOLOMON, ESTY, 2006)
Os critérios de avaliação se dividem em duas dimensões.
Primeira dimensão: resultados quantitativos. Na primeira dimensão, cada projeto receberá uma pontuação de acordo com a soma de pontos de cada pergunta.
Segunda dimensão: resultados qualitativos. Na segunda dimensão, cada projeto irá ser avaliado pela comissão julgadora de forma subjetiva com os seguintes parâmetros:
• Potencial inovador: aptidão de uma empresa de inovar de forma contínua, não apenas desenvolvendo novos produtos, serviços ou processos, mas também criando modelos de negócio que possam disputar seu setor. Esse potencial depende da habilidade da empresa em identificar e explorar oportunidades emergentes no mercado, bem como adaptar-se às mudanças tecnológicas e às necessidades dos clientes. Portanto, a capacidade de inovar constantemente é crucial para o sucesso de longo prazo de uma empresa em um ambiente de negócios dinâmico e competitivo. (CHRISTENSEN, 1997)
• Significância dos desafios superados: extensão e complexidade dos problemas ou obstáculos enfrentados durante a realização do projeto. Esses desafios podem incluir questões técnicas, financeiras, regulatórias, de mercado, sociais, ambientais ou outras.
• Grau de impacto: magnitude da mudança ou transformação que um novo produto, serviço, processo ou modelo de negócio pode trazer para a empresa, a indústria ou a sociedade como um todo.
• Originalidade: Avaliar o grau de originalidade e inovação do projeto, levando em consideração a sua contribuição para o avanço da sustentabilidade.
Cada parâmetro receberá uma nota de 1 a 10, que será somada a pontuação da avaliação da primeira dimensão.
Ambas as dimensões pretendem obter o grau de sucesso obtido pelos projetos.
Referências bibliográficas
BURNS, Arthur F.; MITCHELL, Wesley C. Measuring business cycles. New York: National Bureau of Economic Research, 1946.
SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 1984.
CHESBROUGH, Henry. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Boston: Harvard Business School Press, 2003.
HARGADON, Andew. Sustainable Innovation: Build Your Company’s Capacity to Change the World,2019
CHRISTENSEN, Clayton M. The Innovator’s Dilemma: When New Technologies Cause Great Firms to Fail. Boston: Harvard Business Review Press, 1997.
SOLOMON, D. S.; ESTY, D. C. How Smart Companies Use Environmental Strategy to Innovate, Create Value, and Build Competitive Advantage. Yale University Press, 2006.
Ao se inscrever no Prêmio de Intraempreendedorismo AEVO, você concorda com os termos e condições.